Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meio Ambiente -Comissão aprova incentivo para arborização em municípios

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (14-09-2011), com emendas, o Projeto de Lei907/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que cria o Selo Árvore do Bem, conferido pelo governo federal a municípios que possuírem, na área urbana, no mínimo uma árvore por habitante.
A concessão do selo dará ao município prioridade na obtenção de recursos federais nas áreas de saneamento, infraestrutura básica, habitação,saúde, educação e transporte. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Sarney Filho (PV-MA).
O texto original previa a concessão do selo apenas a cidades com mais de 100 mil habitantes, restrição que foi retirada pelo relator. “Municípios menores também devem ter o direito de usufruir das benesses previstas no projeto, sendo que o fato de ter menos habitantes implicará, obviamente, na necessidade de menor número de árvores na área urbana”, afirmou.
Ele acrescentou a exigência de que serão consideradas apenas as árvores plantadas em vias públicas, como ruas e praças. Além disso, as espécies deverão ser, preferencialmente, nativas da região. Sarney Filho incluiu ainda uma emenda determinando que a contagem da população será feita com base no número mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ilha de calor
O relator elogiou a proposta, que, segundo ele, pode ter um papel importante na melhoria das condições climáticas das cidades. “Diversos estudos científicos demonstram a ilha de calor que se forma sobre os centros urbanos e o papel desempenhado pela arborização na mitigação desse efeito, ainda mais em tempos de aquecimento global”, disse.
De acordo com a Constituição, a regulamentação dos procedimentos sobre arborização é uma atribuição municipal. O relator, no entanto, alega que o projeto não impõe obrigações aos municípios, apenas concede incentivo à arborização urbana.
Tramitação
O projeto tramita de
 forma conclusiva e ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Janary Júnior 
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura '
Agência Câmara de Notícias'
Ordenar por:   
·         Relator pretende conciliar atividades extrativistas em parque no Maranhão
A polêmica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os moradores do Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão, sobre o uso da área de conservação deve terminar em um meio-termo. Foi o que concluiu o deputado Sarney Filho (PV-MA), relator do Projeto de Lei
Agência Câmara 15/09/2011 - 17:58
·         Comissão aprova incentivo para arborização em municípios
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (14), com emendas, o Projeto de Lei 907/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que cria o Selo Árvore do Bem, conferido pelo governo federal a municípios que possuírem, na área urbana, no mínimo uma árvore por
Agência Câmara 15/09/2011 - 17:06
·         Fabricantes reclamam de preocupação excessiva sobre uso de agrotóxicos
Representantes do setor empresarial afirmaram nesta quinta-feira que há preconceito contra o uso de agrotóxicos no País. Em reunião com a subcomissão especial que analisa o tema, associações de fabricantes relataram que há uma preocupação excessiva sobre os efeitos desses produtos e ressaltaram que
Agência Câmara 15/09/2011 - 12:41
·         Comissão discute situação de famílias que moram na Chapada das Mesas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje audiência pública para discutir o Projeto de Lei 6927/10, que transforma o Parque Nacional Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, em reserva extrativista. O debate foi proposto pelo relator do projeto, deputado Sarney Filho
Agência Câmara 15/09/2011 - 08:11
·         Presidente da Comissão de Meio Ambiente discute preparativos para a Rio +20
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Giovani Cherini (PDT-RS), reuniu-se nesta semana com o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira, para tratar da reunião conjunta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e do Comitê de Recursos Naturais da Casa dos
Agência Câmara 14/09/2011 - 20:36
·  Comissão aprova regras para comercialização de pilhas e baterias
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1046/11, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que estabelece regras para a comercialização de pilhas e baterias. A proposta prevê, por exemplo, a impressão do prazo de validade de forma visível na embalagem e no corpo dos
Agência Câmara 14/09/2011 - 13:07
·         Audiência debate posição do Brasil nas discussões sobre clima
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas promove hoje audiência pública para discutir a posição brasileira em negociações globais sobre o clima e também a política de mudanças climáticas adotada pelo País. A audiência contará com a participação do subsecretário-geral de Meio Ambiente.
Agência Câmara 14/09/2011 - 08:45
·         Projeto cria regras para comércio de pilhas e baterias
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1046/11, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que estabelece regras para a comercialização de pilhas e baterias. A proposta prevê, por exemplo, a impressão do prazo de validade de forma visível na embalagem e no corpo dos produtos.
Agência Câmara 13/09/2011 - 13:08
·         Plenário pode votar hoje programas do Brasil sem Miséria
A votação de programas de distribuição de renda para famílias em situação de extrema pobreza é o primeiro item da pauta de hoje do Plenário. Esses programas constam da MP 535/11, que integra o plano Brasil sem Miséria, lançado pelo governo federal no início de junho. A MP 535/11 é uma das quatro
Agência Câmara 13/09/2011 - 09:51  
"http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/

Bosque dos Constituintes - um resgate histórico e ambiental

     
  A Câmara dos Deputados, o Governo do Distrito Federal e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), dentro das comemorações dos 20 Anos da Constituição Cidadã, assinam, em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, acordo de cooperação para revitalizar o Bosque dos Constituintes. O Bosque, plantado originalmente no dia 4 de outubro de 1988 – véspera da promulgação da nova Carta, é um conjunto com aproximadamente 600 árvores de 20 espécies distintas que estão dispostas numa área próxima ao Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes. Mais do que isso: a Câmara dos Deputados quer  adotar o Bosque e transformá-lo no primeiro Jardim Histórico do Distrito Federal, seguindo as recomendações da Carta de Florença, de 1981.  
      A criação do Bosque dos Constituintes foi uma iniciativa do extinto IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal), do GDF (Governo do Distrito Federal) e da Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais. O projeto foi patrocinado à época pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Foram dois os objetivos, segundo o projeto original: 1) manifestar aos constituintes o reconhecimento dos segmentos ligados ao setor da conservação; e 2) estabelecer um marco físico que sirva de referência histórica sobre a conservação da natureza para as gerações futuras.  
    A Câmara dos Deputados adotará o Bosque dos Constituintes com base na Lei Distrital nº 448, de 17 de maio de 1993. Para isso, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal (SEDUMA) e de órgãos coligados ao Governo, como o Ibram (Instituto Brasília Ambiental), a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) e a Terracap (Companhia Imobiliária do Distrito Federal). A lei dispõe sobre a adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários por entidades e empresas. Caberá à Câmara se responsabilizar pela ornamentação e manutenção da área adotada.  
  Com a adoção, a Câmara dos Deputados, em conjunto com o GDF e com a OSCIP Rede de Sementes do Cerrado, pretende identificar, inventariar, recuperar, recompor e reconstituir o Bosque dos Constituintes, buscando sua concepção original. A idéia é tornar o local mais aprazível para a visitação pública e ser um ponto turístico ambiental – e para isso deve haver uma pequena intervenção urbana, com a colocação de calçadas, bancos e iluminação pública. Além disso, deve ser feita uma “zona de amortecimento” com outras espécies do cerrado, como forma de fazer o cercamento da área. Também estão previstos estudos científicos a respeito da área e das espécies ali plantadas.  
  Atualmente, existem na área as seguintes espécies, representantes da flora brasileira: pau ferro, pau Brasil, aroeira, angico, bálsamo, cedro, capitão, Gonçalo Alves, guapuruvu, ipê amarelo, ipê branco, pajeú, inga mimoso, jacaré, jequitibá, jacarandá mimoso, jacarandá da Bahia e quaresmeira. Além dessas, outras duas espécies exóticas compõem o bosque, segundo o projeto original: o jambo rosa, que é da Malásia, e o jambolão, esta última sem nenhuma espécie viva.
            O objetivo final, entretanto, é um pouco mais ambicioso. O Bosque dos Constituintes, para a Câmara dos Deputados, deverá se tornar um jardim histórico, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Segundo a Carta de Florença, “um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que apresenta interesse público dos pontos de vista histórico e artístico. Nesse sentido, deve ser entendido como um monumento. No caso do bosque, “um sítio histórico”. Segundo a mesma Carta, “é uma paisagem definida, evocativa de um fato memorável, local de um acontecimento histórico”.  
fonte:"http://www.2.camara.gov.br/agencia/noticias/


Nenhum comentário: