Será que foi bom o Estado do Pará não ter dividido?
Situado na Região Norte do Brasil, o
estado do Pará, com 7.581.051 habitantes e 143 municípios.ocupa 14,6% do Pais,com areá do territorio de 1.247.950,003 Km², é o segundo maior dos estados do País,só é menor do que a do Amazonas (1.559.161,682 km²)de acordo o (IBGE).Se dividisse em dois etados como tentaram ,o estado ficaria assim: O estado do PARÁ- Teria 240.689 KM²,sua população diminuiria para quase 5,2 milhões de habitantes. O estado de CARAJÁS- localizado na área sudeste, teria 285.000 Km², com população na faixa de 1,3 milhão de habitantes,tendo como capital a cidade de Marabá.O ponto forte do estado seria o potencial de minérios e pecuária.O estado de TAPAJÓS-Teria 722.000 KM²,seria o maior em extensão e menor em população das 03 partes que dividiria.Tendo 1(um) milhão de habitantes,Santarém seria a capital . Formado por uma grande área de preservação e rios,com o povo em maioria com baixo índice de renda.
O que o povo pensaria ou pensa sobre a divisão ?
Sim aceitam !Por ser extenso não tem como fiscalizar o desmatamento ilegal.
Será que vai diminuir a pobreza e o abandono se não dividir?
Será que vai diminuir a pobreza e o abandono se não dividir?
Sim! por diminuir o desmatamento com a ocupação humana.
Sim diminuiu os políticos!
Não!Sem político perto não tem como o povo reivindicar e cobrar, nem fiscalizar.
Não! pois quando estar menor o território o governo deverá repassar verbas destinada exclusivamente para aquela área.Atualmente tem coisas que nem chegam nos futuros ex-estados.
Hospitais apropriados ,educação de qualidade com Universidades . mais emprego segurança,moradias,assistência social,transportes, aeroportos de qualidade,rodovias melhores ou quase inexistentes,Estádios entre outras obras que chegam mais nas capitais e região próxima ,metropolitana.Um estado Grande Recebe mais verbas ,mas o maior investimento e assistência melhor e deslocamento só é bom para quem mora perto das capitais ou grandes centros.Mas quem mora longe é terrível só sabe é quem sente,ou já passou por isso,seja emergência da saúde,no transporte,estudo,segurança entre outros.
Já que a maioria da população de Belém vence agora quem estar na sua região terá em se conformar com poucas esperanças de melhores dias e obras.
Texto:
Profº de Geografia Física e Poeta Juscelino L.Santana.